top of page
EIXOS DE ATUAÇÃO
Possuimos 4 eixos de atuação que visem à construção de uma política migratória
EIXO 2
INCIDÊNCIA E ADVOCACY NOS ESPAÇOS DE DECISÃO
EIXO 4
MOBILIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO DE REDES E PARCERIAS
EIXO 3
PROMOÇÃO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES IMIGRANTES E EM SITUAÇÃO DE REFÚGIO
EIXO 1
DEFESA E PROMOÇÃO DE DIREITO DAS PESSOAS IMIGRANTES E EM SITUAÇÃO DE REFÚGIO
Promoção e realização de ações que visam a emancipação das pessoas imigrantes e em situação de refúgio através do acesso aos direitos sociais, à cidadania, à informação, atendimento para regularização migratória e orientação e assessoramento jurídico e social. Também oferecemos orientação sobre direitos trabalhistas e sindicais, cursos de português, rodas de conversas, projetos em conjunto com diferentes coletivos de migrantes e atividades de intercâmbio cultural. Todas essas ações são realizadas no Espaço Migrantes
Participação e promoção de processos de discussão e de incidência em espaços de tomada de decisão para a elaboração de políticas migratórias baseadas na garantia dos direitos humanos e da cidadania em âmbito local, nacional, regional e internacional. Dessa forma, ações que pretendem influenciar positivamente a agenda pública, através de opiniões e manifestações em defesa dos direitos humanos e da livre circulação das pessoas imigrantes e em situação de refúgio.
Construção de estratégias e ações que promovam os direitos e coloquem em evidência as necessidades das crianças e adolescentes imigrantes e em situação de refúgio, por meio de atividades de visibilidade e valorização cultural realizadas nas Tendas da Cidadania e em espaços públicos que sejam propícios para uma escuta respeitosa e inclusiva das diversas experiências de vida. Resultando, em especial, na elaboração de subsídios que contribuam para a construção de políticas públicas.
Trabalho de base com atividades de intercâmbio de conhecimento e organização coletiva, envolvendo as principais forças sociais: comunidades e associações de imigrantes e pessoas em situação de refúgio, sindicatos, pastorais sociais, organizações internacionais, parlamentares e órgãos públicos que atuam na defesa e na promoção dos direitos humanos, econômicos, sociais, culturais, ambientais e políticos, em especial os direitos sindicais e trabalhistas.
bottom of page